Cultura

Marcelo Gil faz lançamento de livro

“O Movimento Espírita Pelotense e suas raízes sócio-históricas e culturais”

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
14/06/2011 13:18
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Foi lançado neste sábado dia 11, na Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade em Pedro Osório o livro escrito por Marcelo Gil “O Movimento Espírita Pelotense e suas raízes sócio-históricas e culturais”, em um belo coquetel com sessão de autógrafos.

Continuar lendo

Publicidade

Foi lançado neste sábado dia 11, na Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade em Pedro Osório o livro escrito por Marcelo Gil “O Movimento Espírita Pelotense e suas raízes sócio-históricas e culturais”, em um belo coquetel com sessão de autógrafos.

Marcelo Freitas Gil, autor do livro, é Licenciado em História (UFPel), Bacharel em Direito (UFPel), Especialista em Mídias Associadas à Educação (IFSul) e Mestre em Ciências Sociais (UFPel). É professor do Curso Superior em Gestão de Cooperativas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), no Campus Pelotas – Visconde da Graça. Atualmente é aluno do Curso de Doutorado em Educação da UFPel, onde realiza pesquisa sobre a influência do Espiritismo na Educação, particularmente na cidade de Pelotas. É espírita militante há quase vinte anos e atualmente é presidente da Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade, na cidade de Pedro Osório, entidade que em 2010 completou 70 anos.

A obra é uma dissertação apresentada em 2008 ao Curso de Mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas. Nela é feita uma análise antropológica, histórica e sociológica sobre o Movimento Espírita Pelotense, desde as suas origens até os dias atuais. Não se trata, portanto, de um livro espírita, e sim de um estudo científico sobre o Espiritismo na cidade de Pelotas, realizado dentro de uma universidade.

Para a composição desse estudo o autor partiu dos dados do censo de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, segundo o qual Pelotas é a segunda cidade do Rio Grande do Sul com o maior número de pessoas que se declara espírita. Enquanto a média de espíritas do Estado é de 1,8% da população, nessa cidade esse número sobe para 5,86% dos entrevistados.

A pesquisa procura compreender o que fez de Pelotas uma cidade com tão expressivo número de pessoas que se identificam como espíritas. Não se trata de um estudo quantitativo com vistas a comprovar se Pelotas de fato tem um número maior de espíritas do que outras cidades do RS, mas sim de uma investigação qualitativa, através da qual se buscou entender o processo de formação do Movimento Espírita Pelotense e de uma identidade espírita na cidade de Pelotas.

Nesse sentido, foi feita uma reconstituição histórica desde o surgimento da doutrina espírita na França, sua inserção na sociedade brasileira e sua penetração em Pelotas durante o último quartel do século XIX, buscando-se compreender como se constituiu um movimento espírita na cidade e como se formou a identidade social das pessoas que se identificam como espíritas. Para tanto, foi feita uma pesquisa documental com base em diversas fontes, como jornais e livros de atas. Além disso, foram entrevistadas diversas pessoas ligadas ao Movimento Espírita Pelotense e um trabalho de campo de três meses na Sociedade União e Instrução Espírita, a mais antiga de Pelotas, fundada em 1901. Nesse trabalho de campo, utilizando-se de técnicas próprias da Antropologia, o autor observou os trabalhos realizados na sociedade espírita e colheu inúmeras informações utilizadas na dissertação.

Os direitos autorais do livro foram doados para o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo (CCDPE-ECM), de São Paulo, entidade fundada pelo já falecido historiador espírita Eduardo Carvalho Monteiro, que tem como objetivo incentivar estudos científicos sobre a temática espírita.

A obra está sendo publicada através da Coleção Espiritismo na Universidade, que visa divulgar trabalhos acadêmicos sobre a Doutrina Espírita, tendo a sua edição sido viabilizada graças a uma pareceria entre o CCDPE-ECM e a Liga Espírita Pelotense (LEP), que conjuntamente bancaram a publicação. Sendo assim, todo o lucro dos livros vendidos no RS reverterá em favor da LEP.

A Coleção Espiritismo na Universidade é uma coleção nacional, criada por professores da Universidade de Franca (SP) com o objetivo de divulgar trabalhos acadêmicos (dissertações de mestrado e teses de doutorado) que versem sobre a temática espírita nas mais diversas áreas científicas, como a História, a Antropologia, a Sociologia, a Filosofia, a Educação e a Medicina. A dissertação do autor foi selecionada para ser editada como o terceiro volume dessa coleção.