Cultura

Dandô novamente em Pedro Osório

Noite foi especial com seis músicos

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
04/02/2016 16:32
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Uma noite muito especial marcou a volta do Projeto Dandô a cidade de Pedro Osório, marcando a abertura de espetáculos no ano de 2016. O local escolhido foi o auditório da Escola Municipal Getúlio Vargas.

Continuar lendo

Publicidade

Uma noite muito especial marcou a volta do Projeto Dandô a cidade de Pedro Osório, marcando a abertura de espetáculos no ano de 2016. O local escolhido foi o auditório da Escola Municipal Getúlio Vargas.

Pra quem não conhece o Projeto Dandô – Circuito de Músicas Dércio Marques, foi idealizado pela cantora Katya Teixeira e tem como lema "um canto em cada canto do Brasil", o projeto foi premiado recentemente com o prêmio Brasil criativo do ministério da Cultura. Este projeto de abrangência nacional é um importante mutirão de artistas de todas as regiões do país com o objetivo de divulgar aS músicas regionais. 

Outro grande diferencial, principalmente em Pedro Osório é que os shows acontecem de forma minimalista, com artistas e público unidos, o mais próximo possível em uma troca de energia, tanto que os músicos não utilizam microfone para cantar, é a capela, é puro, natural, como o próprio projeto. A regra é que onde acontece a apresentação tem que ter anfitriões para recebe-los  e a partir deste momento acontecer a troca de cultura e de experiências. Receberam os quatro músicos, a dupla pedroosoriense Milton Vaguetti e Juliano Tavares. Outro ponto importante a se destacar é a integração com o público no final das apresentações, onde os músicos pacientemente trocam informações com a plateia.

Às vezes faltam palavras para descrever a apresentação de apenas um músico, neste caso como eram seis, dois anfitriões e quatro visitantes, fica impossível. Quem teve o prazer e a honra de ver, tocar e cantar, com certeza não esquecerão a qualidade e diferenças que se completam e se afastam ao mesmo tempo, fazendo um suco musical de diversas frutas, porem com o resultado delicioso. Pedro Osório através do embaixador da Cultura Santana, está de parabéns, por entrar na rota musical destes grandes artistas, que se apresentam em grandes palcos do Brasil e do mundo e vem sempre que podem a Pedro Osório e Cerrito, receber um pouco do nosso calor, e diz a lenda de quem bebe da agua do Rio Piratini sempre tem vontade de retornar, que seja verdade e que eles continuem a beber da nossa água, para que possam seguir voltando e arrepiando a plateia, arrancando sons dos instrumentos que jamais poderiam ser imaginados, e que suas vozes sigam ecoando, até a próxima apresentação, ou melhor, até o próximo espetáculo.

Com dois anos de Projeto, Pedro Osório teve a honra de receber além da idealizadora Katya Teixeira, paulista, cantora, compositora, pesquisadora e multi-instrumentista. Indicada ao Prêmio Tim de Música e ao Prêmio da Música Brasileira com três de seus quatro CDs.

O outro músico Valdir Verona, é gaúcho de Caxias do Sul, músico, professor, produtor e diretor musical. Desenvolve trabalho de resgate da viola na música do Sul do país, com recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras e oficinas de música. Ganhou o Prêmio Excelência da Viola Caipira de 2010 e recebeu indicações ao Prêmio Açorianos de Música.

Erick Castanho é mineiro. Seu trabalho autoral foi premiado em diversos festivais de âmbito nacional e regional, como o FINCA 2011 e 2012, promovido pela Universidade de Brasília, e o Circuito Integração de Viola. Recebeu em 2007 o diploma de honra ao mérito pela contribuição à cultura de Uberlândia, na Câmara dos Vereadores de Uberlândia. Atualmente apresenta ao público os seus trabalhos mais recentes, o CD ‘Elemental’ e o livro ‘Passarim’.

Giancarlo Borba é nascido em Herval, criado no "Basílio". Buscando aprimoramento profissional, formou-se em música pela UFPel. Como cantor e compositor atuou em diversos projetos participando de programas de rádio e tevê. Atua como arte-educador e pesquisador das culturas populares. Recebeu indicações no Prêmio Brasil Sul de Música e no Açorianos de Música.

 

<iframe src="https://www.youtube.com/embed/49kSYSPHiBk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>