Prefeitura de Cerrito

Cerrito: Reunião esclarece informações sobre a raiva herbívora e humana

Município já registrou casos; Doença é fatal

(Foto: Assessoria de Imprensa)
Por Prefeitura de Cerrito
24/02/2017 09:55
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Publicidade

 

Ocorrida no Salão da Comunidade da Vila Freira, uma palestra promovida por diversas entidades informou a população sobre a raiva herbívora e humana, doença infectocontagiosa e fatal causada por um vírus que atinge o Sistema Nervoso Central. Coordenada pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Alexandre da Rosa, a discussão contou com a participação de membros do Executivo.

Sobre a raiva herbívora, o ex-prefeito Flávio de Vieira, representante da inspetoria veterinária, divulgou o procedimento de vacinação e onde é possível encontrar os hospedeiros. Já a diretora de atenção básica, Mônica Tortelli, tratou sobre a raiva humana, as formas de transmissão, os cuidados para evitá-la e informações sobre a vacina.
Já foram registrados alguns casos da doença no Alto Alegre e Passo do Santana. Em decorrência disso, vários palestrantes chamaram a atenção para a necessidade de que todos os produtores vacinem seus bovinos.

O prefeito Douglas Silveira fez uma fala no início do evento e colocou o Governo a disposição para atender os casos e sanar as dúvidas. Participaram também da palestra a secretária de Educação, Loiva la Rosa, Paulo Roberto Gomes, da inspetoria de Cerrito, Pablo Torres, presidente da Câmara de Vereadores do município, Paulo Ramalho, do sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marcos Borges, chefe da Vigilância Veterinária e o representante da EMATER Leandro Andrade .

Segundo os especialistas, a melhor forma de prevenir a raiva é vacinando o rebanho. A dose é de 2 mL por animal a partir dos 3 meses de idade. Animais que nunca foram vacinados devem receber segunda dose após 30 dias da primeira vacina. A partir daí a revacinação é anual.