Cultura

Pai e filha conquistam Freio de Prata do Proprietário 2020

Júnior e Allana Bento elevaram o nome de Cerrito

Por Rodrigo Netto
05/12/2020 22:48
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Aconteceu na cidade de Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil, entre os dias 26 a 29 de novembro, organizado pela ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos) o Freio dos Proprietários é a possibilidade dos criadores saírem das arquibancadas e irem para a pista.

Continuar lendo

Publicidade

Aconteceu na cidade de Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil, entre os dias 26 a 29 de novembro, organizado pela ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos) o Freio dos Proprietários é a possibilidade dos criadores saírem das arquibancadas e irem para a pista.

As provas são seletivas sendo realizadas pelos núcleos de cada cidade, estes ao obterem respectivos pontos ficam aptos a participarem da final em Esteio, somente pode participar os proprietário dos animais e que não sejam profissionais no cavalo, participaram 156 conjuntos da final, a prova acontece nos mesmos moldes do Freio de Ouro, divididos por idade e categoria.

Por motivo da pandemia o protocolo permitia que a cada cavalo três acompanhante. Só poderia entrar no parque sem nenhum sintoma gripal e com a checagem de febre e pulseira do dia da prova. A transmissão do evento aconteceu totalmente pelo YouTube no canal da ABCCC com mais de 50 horas de transmissão, podendo ainda ser acessado para assistir a qualquer momento.

Dois cerritenses se destacaram, pai e filha, Júnior e Allana Bento conquistaram o Freio de Prata em suas categorias, Júnior disputa o Freio dos Proprietários deste 2018 e este ano participou com a égua Ilhapa da Ouro Branco da Cabanha Ouro Branco de Camaquã, já sua filha disputa desde 2016 e este é o segundo Freio conquistado por Allana, em 2019 na categoria Jovem, montando a égua Firmeza 1903 do pedro-osoriense  Diego Winz, ela conquistou o Freio de Ouro do Proprietário, este ano ela disputou na categoria Feminino esse ano com cavalo Meia Volta Fogo de Chão da Cabanha Meia Volta que foi dado de presente por seus avós Eloy e Flavio Bento.

Os cavalo são usados o ano todo na fazenda Cerro Pelado em Cerrito e vão para treinamento quando se aproxima as competições, são cavalos de serviço e a prova equestre do Freio do Proprietário nada mais é do que uma simulação do serviço de campo em forma de disputa e competição, de forma saudável e unindo ainda mais os criadores de cavalo crioulo.

Os cavalos de Júnior e Allana treinam e ficam no CDT Valadão (Centro de Domas e Treinamento) sendo treinados pelo Rian Valadão, mas em Esteio a dupla foi com a assessoria de Nathan e Nilo Valadão.

Confira os resultados:

CATEGORIA FEMININO
1º lugar
Fernanda Maggi montando PO Dama Negra
Nota: 11,301

2º lugar
Allana Bento montando Meia Volta Fogo de Chão
Nota: 11,200


3º lugar
Luiza Elias montando Noche Oscura da Bela Aliança
Nota: 08,800

4º lugar
Julia de Oliveira montando Bastardo Cala Bassa
Nota: 07,844

 

CATEGORIA AMADOR B
1º lugar
Caio Canez Schmitt montando Piraí 1650 do Candidato
Nota: 11,856

2º lugar
Flavio Bento Jr. montando Ilhapa do Ouro Branco
Nota: 11,590


3º lugar
Rivaldo Machado montando Doutrina 787 Maufer
Nota: 11,103

4º lugar
Osmar Neto montando RE Idalgo
Nota: 10,249