Município

Pedro Osório declara Situação de Emergência devido a temporal

Por Gabriela Stigger
24/10/2008 09:57
Atualizado em 19/09/2017 14:40
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Temporal de vento e granizo ocorrido durante a noite do dia 21 de outubro causou prejuízos a 36 famílias no interior do município de Pedro Osório. As localidades afetadas pelo temporal foram a Associação Arapan e o Assentamento Novo Pedro Osório.

Continuar lendo

Publicidade

Temporal de vento e granizo ocorrido durante a noite do dia 21 de outubro causou prejuízos a 36 famílias no interior do município de Pedro Osório. As localidades afetadas pelo temporal foram a Associação Arapan e o Assentamento Novo Pedro Osório.

Os ventos fortes e o granizo destelharam casas e galpões, causaram rachaduras nas paredes e chegaram a derrubar uma casa por inteiro deixando uma família desalojada.

Conforme o Chefe do Escritório da Emater em Pedro Osório, Ronaldo Maciel, esse foi o terceiro temporal de grandes proporções que atingiu a comunidade da Arapan nos últimos três anos.

O levantamento dos estragos foi feito por técnicos da Secretaria Municipal de Obras e pela Diretora do Departamento de Bem Estar Social, na quarta-feira, 22, dia seguinte ao temporal, que tão logo perceberam a proporção dos estragos, acionaram a Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul para averiguar a situação no próprio local.

De acordo com a Resolução n° 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil – CONDEC, a intensidade do desastre foi caracterizada como de nível III.

Na manhã dessa quinta-feira, 23, o prefeito de Pedro Osório, Dr. Moacir Otílio Alves reuniu a Comissão de Defesa Civil para tomar as providências necessárias. Na ocasião, conforme decreto n° 4462/08, ficou declarada Situação de Emergência em toda a área rural do Município pelo prazo de 90 dias em virtude dos estragos ocorridos pelo desastre.

A Prefeitura Municipal providenciou 100 metros de lonas que foram levadas ao presidente da Associação Arapan Rubens Brum na tarde do dia 23 para ser distribuído entre os moradores afetados nas duas comunidades. As lonas servirão para a cobertura dos telhados enquanto aguardam o material para reposição de telhas e recuperação das alvenarias avariadas que deverá ser enviado pela Defesa Civil. Para o Prefeito de Pedro Osório a grande preocupação agora é quanto à previsão de ocorrência de chuvas e temporais para os próximos dias.

(Gabriela Stigger – MTB 11306)