Geral

Stella vence o câncer

Coragem, Força, Amor e Superação

Por Rodrigo Netto
19/05/2021 21:24
Atualizado em 09/06/2021 01:40
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Uma jovem pedro-osoriense de apenas 16 anos lutou e venceu a batalha contra o câncer, Stella Campos Borges venceu esta terrível doença durante a pandemia de COVID-19, sempre com coragem, força, amor e superação. A tarde desta terça 18, aconteceu a última quimioterapia e ela foi recepcionada na saída da clínica e em sua cidade natal por familiares e amigos que em carreata a acompanharam até a sua casa.

Continuar lendo

Publicidade

Uma jovem pedro-osoriense de apenas 16 anos lutou e venceu a batalha contra o câncer, Stella Campos Borges venceu esta terrível doença durante a pandemia de COVID-19, sempre com coragem, força, amor e superação. A tarde desta terça 18, aconteceu a última quimioterapia e ela foi recepcionada na saída da clínica e em sua cidade natal por familiares e amigos que em carreata a acompanharam até a sua casa.

A história dela começou com dores musculares, que a princípio os pais achavam se tratar das consequências do crescimento da adolescência. O pai dela então a levou para fazer fisioterapia e musculação para fortalecer os músculos.  Stella havia passado na prova para o Colégio Militar Tiradentes da Brigada Militar, e estava em plena preparação para ingressar na escola.

Quando ela começou a sentir falta de ar, novamente veio a preocupação, porém veio os exames admissionais do Tiradentes e em dezembro de 2019 deu alteração nos leucócitos. Foi pedido que se aguardasse um tempo antes de repetir o exame, pois a alteração poderia ser do organismo reagindo alguma bactéria.

A família decidiu antecipar os exames de rotina em maio de 2020, com a solicitação de “todos” os tipos de exames e testes possíveis, inclusive com o Médico achando um exagero na época. Com os resultados na mão, ela foi levada ao reumatologia e um RX do início do ano apresentava mudanças, ele descartou o reumatismo e pediu uma tomografia, com o resultado o médico encaminhou a um oncologista.

Só pela hipótese de ser câncer toda a família e amigos ficaram impactados, porém a médica desconfiava se tratar de linfoma, mas ela tentou acalmar os pais dizendo que se fosse o caso, a chance de cura era de 99%. Enquanto a família estava em choque com o possível diagnóstico, Stella só perguntava se tinha cura e foi assim que ela agiu o tempo todo. Dali ela foi encaminhada para um cirurgião torácico que fez a biópsia, uma vez que havia uma massa no mediastino e o resultado foi Linfoma de Hodgkin.

Em dezembro de 2020 Stella começou as quimioterapias e então decidiu expor seu problema como forma de ajudar outras pessoas, em um depoimento emocionante nas redes sociais ela contou tudo o que estava acontecendo com ela e como estava decidida a enfrentar essa doença de frente. O vídeo ultrapassou as 12 mil visualizações e tocou os sentimentos de muitas pessoas que paravam ela para agradecer a força que ela havia dado e passado para eles.

Mesmo o fato de perder o cabelo não desanimou a jovem, este sendo um fato que segundo os estudos afetam e muito a auto estima feminina. Ela prontamente foi em busca de alternativas como peruca e acessórios para enfrentar a possível queda, que felizmente não aconteceu. Stella dividia nas redes seu progresso, suas descobertas e seus incômodos, criando ainda mais uma empatia com o público que passou a acompanhar o seu tratamento, torcendo dia a dia pela sua recuperação.

Stella Campos Borges, encerrou a quimioterapia e nas redes sociais escreveu: Acho que por inúmeras vezes, me vi fazendo esse texto. E hoje, chegou o dia..., Hoje se encerra mais um ciclo da minha vida, um ciclo de incertezas, dor, emoção e gratidão. Gratidão pela vida, gratidão por ter vencido e gratidão pelos meus. Acabou, e hoje me vejo muito mais madura. Foi um momento difícil, não só p mim, talvez tenha sido mais difícil para minha família. Mas estou aqui, estou curada, viva e feliz demais. Obrigada, obrigada, obrigada por quem não me deixou por nem um segundo, por quem se importou e por quem estava aqui, comigo. Serei eternamente grata. Hoje, dia 18 de maio de 2021, se encerrou o momento mais difícil da minha vida”.

Neste dia da vitória, amigos confeccionaram camisetas, colocaram balões nos carros, carregaram cartazes, tentaram expressar a gratidão, o amor a vida e a garra da Stella. Foi uma retribuição pela luta e esperança que deu força e juntou todos como uma grande família. A vitória hoje não foi apenas da Stella foi de todos que puderam comemorar, sorrir e se alegrar com uma boa notícia em um momento que a grande maioria das informações são tristes e sem graça, que o brilho desta jovem possa iluminar e fortalecer a luta de cada um, dia a dia e seu exemplo siga dando frutos para enfrentarmos os problemas da vida e nos inspirarmos a sermos cada vez melhor.

(Confira o vídeo da chegada no Facebook: CLIQUE AQUI e confira)

(Confira o vídeo da chegada completo no You Tube: CLIQUE AQUI e confira)