Município

Vacina Contra a Gripe

Por Gabriela Stigger
29/04/2008 15:49
Atualizado em 19/09/2017 14:41
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Com o slogan Não deixe a gripe derrubar você! Vacine-se., a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso iniciou no sábado, dia 26, e estende-se até o dia 9 de maio em todo o país.

Continuar lendo

Publicidade

Com o slogan Não deixe a gripe derrubar você! Vacine-se., a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso iniciou no sábado, dia 26, e estende-se até o dia 9 de maio em todo o país.

A vacina é aplicada em pessoas com 60 anos ou mais visando a prevenção da gripe e das complicações que pode trazer como doenças pulmonares, do coração e outras enfermidades crônicas.

A vacinação contra a gripe reduz em 32% as internações por pneumonia e em 50% as internações por problemas respiratórios.

Cabe ressaltar que a vacina não provoca gripe, quando isso acontece é porque a pessoa já estava com o vírus ou porque adquiriu outros tipos de vírus de gripe diferente dos que compõem a vacina ou pode ser apenas um resfriado comum.

A Secretaria Municipal da Saúde de Pedro Osório preparou um plano de atendimento especial durante o sábado (26) disponibilizando três locais para a vacinação: Centro Comunitário do bairro Brasília, Centro Comunitário do bairro Santa Teresa e sede da Secretaria Municipal da Saúde. Durante todo o dia, das 8 às 17 horas, funcionárias municipais e voluntários da área de saúde aplicaram a vacina em 350 pessoas. Conforme a Enfermeira responsável pelo Posto de Saúde do Centro Comunitário do bairro Brasília, Ana Laura Tarouco, a meta é aplicar a vacina em 1349 pessoas este ano, atingindo 80% da população idosa (meta nacional) do município.

Os idosos residentes no Lar São Francisco de Assis receberam a vacina por uma equipe que se deslocou até a casa assistencial para prestar o atendimento.

Até o dia 9 de maio a vacina pode ser feita no Centro Comunitário do bairro Brasília no horário das 10 às 11 horas e das 13 às 15 horas. É importante a apresentação do Cartão de Vacinação.